Profissão Caricaturista

Se você é um artista divertido, pode se sentir em casa no campo da arte da caricatura. A arte da caricatura é a capacidade de aprimorar as qualidades do assunto que seria engraçado exagerar ou explorar de maneira divertida. Os parques temáticos costumam ter esses artistas especializados disponíveis para os clientes; eles também são empregados por planejadores de eventos, revistas e publicações online. Rir de si mesmo é um recurso valioso; artistas de caricatura perceptivos nos mostram como isso pode ser feito.


O que é uma arte caricatura?

Uma caricatura é um tipo de desenho ou ilustração de natureza cartoon. Muitas caricaturas são desenhos de pessoas, mas também podem ser desenhos de lugares ou coisas. Ao contrário dos desenhos ou retratos regulares, as caricaturas geralmente são um pouco distorcidas. Normalmente, as principais falhas no assunto são grosseiramente exageradas, mas o assunto geralmente ainda é reconhecível. Por exemplo, uma caricatura de uma pessoa com orelhas ligeiramente grandes pode consistir em um desenho cômico da pessoa com orelhas de “Dumbo” extremamente grandes.


As caricaturas costumam ser engraçadas e costumam ser usadas em histórias em quadrinhos, especialmente em desenhos animados políticos. Pessoas bem-humoradas também podem considerar ter suas caricaturas desenhadas por um profissional talentoso, seja na rua ou em um festival ou outro evento.


Ambiente Típico de Trabalho

Em essência, um caricaturista é um ilustrador ou cartunista - mas com uma diferença. Antes de criar um desenho ou esboço, um caricaturista normalmente olha para uma pessoa ou objeto e determina quais características são um tanto incomuns. Esses recursos geralmente serão o ponto focal do trabalho do caricaturista.


Depois que uma ideia se forma na mente de um caricaturista, ele tentará colocá-la no papel. Como outros ilustradores e cartunistas, os caricaturistas usam alguns instrumentos de desenho comuns, incluindo lápis, canetas e borrachas.


Em muitos casos, um caricaturista fará vários esboços rápidos de uma ideia antes de completar a caricatura final. Se o desenho final for a lápis, geralmente será borrifado com um fixador para evitar manchas. Muitos caricaturistas modernos também escanearão seus desenhos. Essas imagens digitais podem então ser acessadas facilmente e enviadas para editores e sites. Alguns caricaturistas podem até criar seus desenhos exclusivamente com um software de design especial.


Saiba mais: como se tornar um caricaturista

Requisitos de educação e treinamento para caricaturistas clique aqui para acessar o curso

Existem alguns caricaturistas que podem ser capazes de construir uma carreira de caricatura bem sucedida sem nenhum treinamento ou educação formal. Esta é normalmente a exceção à regra, no entanto, em vez da norma. A maioria dos caricaturistas de muito sucesso geralmente tem algum tipo de educação formal clique aqui e conheça o melhor curso do Brasil

As escolas de arte geralmente podem ajudar aspirantes a caricaturistas a aprimorar suas habilidades já existentes. Normalmente, um caricaturista iniciante deve considerar um diploma em ilustração . Um diploma de design gráfico também pode ser útil para caricaturistas que preferem trabalhar com uma mídia digital ou um curso voltado só para Caricatura como o curso Vivendo de Caricatura

Indivíduos interessados ​​em uma carreira de caricatura geralmente podem escolher entre alguns cursos diferentes. Por exemplo, quem quer estudar noções básicas de desenho e ilustração pode optar por ganhar um certificado. Outros interessados ​​na carreira de caricatura também podem optar por obter conhecimento tanto de como fazer as caricaturas como também atuar na área.

Salário e emprego do caricaturista

Salário

Como acontece com muitas outras profissões artísticas, pode ser difícil prever quanto ganha um caricaturista. Alguns caricaturistas, por exemplo, podem não ganhar dinheiro com seus esboços, enquanto outros podem conseguir um salário decente. Para se ter uma ideia de quanto alguns caricaturistas podem ser capazes de ganhar, o site infojobs registra dados salariais para várias profissões artísticas diferentes. Os ilustradores, por exemplo, ganharam um salário médio de R$ 2.500 em 2018, e os cartunistas que estavam apenas começando suas carreiras ganharam um salário médio de cerca de R$ 6.000 no mesmo ano.


Onde trabalhar com Caricatura.

A maioria dos caricaturistas trabalha como artistas autônomos independentes. Eles podem trabalhar como artistas de rua, por exemplo, esboçando caricaturas de transeuntes dispostos. Alguns caricaturistas também trabalham em estandes de feiras e parques de diversões, enquanto outros viajam para eventos como festas de aniversário para fazer caricaturas dos convidados. Os editores de cartuns políticos também costumam trabalhar regularmente com os caricaturistas. Alguns caricaturistas talentosos podem até ter seus quadrinhos sindicalizados, o que significa que são publicados em várias revistas e jornais diferentes.

Clique no banner abaixo e conheça um dos melhores cursos profissionalizantes de Caricatura no Brasil: